Rio de Janeiro – Choque de Ordem e Gambiarra Total

Em pouco mais de 50 metros de caminhada por um dos locais considerados “nobres” no Rio de Janeiro, a Avenida das Américas, é possível ver a grande gambiarra em que se transformou a cidade, com incômodos e riscos para os transeuntes.  Nas duas fotos abaixo, um cabo de telefonia pende dos postes e se arrasta pelo chão há pelo menos uma semana sem que as autoridades que cuidam do “choque de ordem” percebam.

webpequenatelefonia-no-chao.JPG

webpequenatelefonia-no-chao-i.JPG

A gambiarra total em que se transformou o cabeamento aéreo da cidade também pode ser vista numa imagem de um transformador que já vazou o seu óleo e nos equipamentos de controle de semáforos e radares instalados ao léu enquanto as autoridades fingem que não vêem… ou não vêem mesmo poque esse tipo de feiúra ainda não dá mídia.

webpequenatelefonia.JPG

Também a Light resolveu se “modernizar” enfeiando a cidade, com o beneplácito do poder público.

webpequenaa-light-enfeia-o-rioweb.JPG

Parte da esculhambação pode ser atribuída à RioLuz, a Companhia Municipal de Energia e Iluminação da Prefeitura, que sem dó e nem piedade contribui para enfeiar o Rio de Janeiro, fazendo gatilhos a torto e a direito.

webpequenagambiarra-total.JPG

Alguém consegue imaginar algo assim numa cidade qualquer de um país sério?  Esses são problemas de fácil solução – fácil até demais – com investimentos mínimos.  Mas não para a esculhambação que se tornou a administração do Rio de Janeiro – e não apenas a atual -, que abunda em belezas naturais e se transformou numa cidade engatilhada – em ambos os sentidos – com o beneplácito do poder público.

***

Ah… todo o cabeamento de eletricidade do canteiro central da Avenida das Américas é subterrâneo.  O cabeamento aéreo da orla sofre do mesmo mal: subterrâneo no canteiro central e essa bagunça horrorosa ao longo das calçadas do lado oposto às praias.  Quanta ironia!

Publicado por

Luiz Prado

Quando estudante de Economia, já no segundo ano da faculdade, caiu-me nas mãos o relatório Limites para o Crescimento, encomendado pelo Clube de Roma ao MIT. Para quem não sabe, o Clube de Roma era um encontro anual de dirigenes de grandes corporações para dividir mercados. No período anterior, Agnelli propôs que discutissem, também, fontes de suprimento de matérias-primas. Como não tinham as informações, encomendaram o estudo sobre o tema ao MIT. Limites para o crescimento era algo impensável na teoria econômia! - e os economistas ainda continuam medindo o mundo pelo tal crescimento do PIB! Daí para apaixonar-me por recursos naturais foi um pulo. E passei a vida trabalhando sobre o tema.

6 comentários sobre “Rio de Janeiro – Choque de Ordem e Gambiarra Total”

  1. As imagens e o texto de apresentação dispensam comentários. Contra fatos não há argumentos.

  2. Por um momento achei que o artigo continha fotos e fatos equivocados e pertencentes ao cotidiano da Índia.
    Mais aí pensei mais um pouco e tive certeza que grande parte do mundo tem passado por isso.
    Sem controle populacional e devido ao crescimento desordenado não há nação que consiga administrar com maestria a infraestrutura necessária para uma boa qualidade de vida de seus cidadãos.
    Aí não resta outra situação a não ser remediar, como o hábito cultural indiano, fazendo vista grossa e renegando a prevenção de acontecimentos como esse.

  3. Isso é que dá qualquer um se administrador. Administrar, qualquer tipo de empresa, exige preparo. Assim como para fazer uma cirurgia nao basta ter um hospital, para qualquer tipo de gerenciamento eficiente e eficaz precisa-se das ferramentas do conhecimento. O que vemos no Brasil são médicos, economistas e analfabetos em administração tentando realizar o impossível por não terem conhecimento do assunto nas áreas em que se propõem a intervir.

  4. É ÓBVIO QUE O RIO PRECISAVA DE “CHOQUES” DIVERSOS, MAS NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DO “CHOQUE DE IGUALDADE SOCIAL”, SENÃO CONTINUAREMOS NADANDO CONTRA A CORRENTEZA.

    EU PODERIA FICAR UM DIA INTEIRO DANDO EXEMPLOS DE FALTA DE CRITÉRIOS NA IMPOSIÇÃO DAS MEDIDAS, MAS VOU ME ATER A POUCOS, PORÉM SUFICIENTES, EXEMPLOS DE ATITUDES TENDENCIOSAS NA APLICAÇÃO DA LEI E QUE ACABAM TORNANDO A PRÓPRIA LEI MOTIVOS DE CHACOTAS E DESCRÉDITOS.

    VAMOS LÁ: BASEADOS NA LEI DE OCUPAÇÃO IRREGULAR DE ÁREAS PÚBLICAS, VÁRIAS DEMOLIÇÕES DE IMÓVEIS, E RECOLHIMENTO DE COMÉRCIOS AMBULANTES TÊM SIDO FEITOS. MAS POR QUE NÃO TOMAM AS MESMAS ATITUDES QUANTO A RUAS BLOQUEADAS IRREGULARMENTE E, EM ALGUNS CASOS, COM SEGURANÇAS EXCUSOS, SEM PODER DE POLÍCIA E QUE EXIGEM IDENTIFICAÇÃO DE TODOS AQUELES QUE RESOLVEM PASSAR POR ESTAS RUAS, INCLUSIVE AS PESSOAS DE BEM. SABEM QUE BLOQUEIOS DE RUAS POR TODO O RIO, RUAS ONDE HABITAM PROTEGIDOS DA POLÍTICA EM ANTIGAS GESTÕES É TÃO IRREGULAR QUANTO ÁREAS OCUPADAS EM EXPANSÕES DE FAVELAS, COMÉRCIOS AMBULANTES E, POR MAIS QUE ALEGUEM REGULARIDADE NOS PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO DESTAS RUAS, DESAFIO A MOSTRAREM REGULARIDADE EM TODOS OS ITENS DESTAS LIBERAÇÕES, ATÉ PORQUE, POR MAIS QUE ANTIGOS GESTORES TENHAM FAMA DE LOUCOS, JAMAIS SE EXPORIAM A COMETER INCONSTITUCIONALIDADES (ACREDITO). ESTE PROTECIONISMO PODERIA LEVAR MORADORES DE OUTRAS RUAS QUE SE SENTEM INSEGUROS, A SOLICITAR BLOQUEIO DAS SUAS RESPECTIVAS RUAS.

    SERÁ QUE AS “AUTORIDADES” PERMITIRIAM ESTE PRIVILÉGIO A TODOS? MAS É COM A JUSTIFICATIVA DE INSEGURANÇA QUE UTILIZAM NOS BLOQUEIOS DAS RUAS ONDE ELES MORAM. FICA CLARO PERA CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE SE UM OU OUTRO NÃO PODE USUFRUIR DE PRIVILÉGIOS, NÍNGUÉM PODE. A SOLUÇÃO DA INSEGURANÇA NÃO É FAZER POLÍTICA DOANDO ÁREAS PÚBLICAS PARA ALGUNS EM DETRIMENTO DO IR E VIR DE OUTROS, MESMO QUE ESTAS RUAS PRIVILEGIADAS SEJAM SEM SAÍDA.

    LUTEMOS POR UMA POLÍCIA MAIS BEM APARELHADA, MELHOR REMUNERADA, ETC, ETC… OS “PROTEGIDOS DA POLÍTICA” QUE RECEBERAM DE PRESENTE UMA ÁREA PÚBLICA COMO “PAGAMENTO” DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM ELEIÇÕES PASSADAS ESTÃO EM TODOS OS CANTOS, E VIVEMOS NUM MAR DE HIPOCRISIA ONDE TODOS PROCURAM PARTICIPAR DESTE SELETO GRUPO.

    TEMOS ATÉ AMBIENTALISTAS QUE NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES CONSEGUEM FAZER COLIGAÇÕES COM OS MAIORES DESTRUIDORES DO MEIO AMBIENTE QUE O RIO JÁ TEVE. COMO OUTRO EXEMPLO DE APROPRIAÇÃO DO PÚBLICO E QUE PODERIAM PERFEITAMENTE SEREM INCOMODADOS PELO “CHOQUE” SÃO AS PRAÇAS PÚBLICAS QUE FORAM CEDIDAS A PROTEGIDOS QUE “CUIDAM” DAS MESMAS. PRAÇAS CONSTRUÍDAS COM DINHEIRO PÚBLICO, TÊM SUAS QUADRAS E EQUIPAMENTOS EXPLORADOS (COBRADOS $$$$) POR DONOS DE QUIOSQUES. É ISSO MESMO, SE QUISERMOS JOGAR UM FUTEBOL COM OS AMIGOS NA PRAÇA DO ZUMBI, POR EXEMPLO, TEREMOS QUE PAGAR AO DUDA LANCHES. ÁREAS PÚBLICAS QUE FORAM CONSTRUÍDAS PARA USO COLETIVO PÚBLICO, SENDO EXPLORADA POR ALGUNS. E NÃO VENHAM DIZER QUE ESTES QUIOSQUES AJUDAM DESEMPREGADOS. MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA. HÁ REDE DE QUIOSQUES QUE EXPLORAM ÁREAS PÚBLICAS POR MEIO DE PESSOAS DE ALTO PODER AQUISITIVO. HÁ QUIOSQUES EM ÁREAS PÚBLICAS COM FRANQUIAS E LIGADOS A “PODEROSOS” DA POLÍTICA MUNICIPAL (CAJU LANCHES E PRAÇA DO GREGO POR EXEMPLO). O MESMO PROPRIETÁRIO SE DÁ AO LUXO DE TER VÁRIOS QUIOSQUES ESPALHADOS POR CALÇADAS (TAMBÉM) DA ILHA E AINDA MORA NUMA RUA BLOQUEADA.

    O QUE ESTES SENHORES TÊM QUE NÓS NÃO TEMOS ? E AS MESAS DE BARES NO MEIO DA RUA (NO ASFALTO). VOCÊ ACREDITA MESMO QUE ACABARAM? SÓ ACABA ONDE OS POLÍTICOS QUEREM. VIDE CAJU LANCHES NA PRAIA DA BICA E QUIOSQUE NA PRAÇA DO GREGO (QUE BAGUNÇA E DESRESPEITO PARA OS TRANSEUNTES E VIZINHOS).

    E QUANTO AO TRANSPORTE ALTERNATIVO ? REALMENTE ALGO MERECIA SER FEITO, PORÉM A LEGALIDADE DEVERIA PASSAR, TAMBÉM, POR TODA A ILHA, INCLUSIVE DEVERIA ABRANGER AS DEZENAS DE CONDUÇÕES ESCOLARES IRREGULARES QUANTO AOS PADRÕES DA PRÓPRIA PREFEITURA QUE, HIPÓCRITAMENTE JUNTO AOS PAIS QUE CONFIAM, PERMITEM ESTAS IRREGULARIDADES TÃO GRAVES QUANTO AS VANS QUE TÊM MOTORISTAS IRRESPONSÁVEIS E IRREGULARES. PELO MENOS AS VANS CIRCULAM NA PRESENÇA DA GUARDA MUNICIPAL, ENQUANTO AS OUTRAS, CIRCULAM POR CIMA DE MORROS, PODENDO COMETER TODA SORTE DE ABUSOS. VIDE COLÉGIOS DO JARDIM GUANABARA. PIOR DE TUDO É O FATODE QUE AO SER PROCURADA A GUARDA MUNICIPAL, A INFORMAÃO É QUE NÃO TERIAM EFETIVO PARA “SUBIR O MORRO” E PRECIONAR AS IRREGULARIDADES COMETIDAS POR ESTAS MOTORISTAS NA PORTA DE TODAS AS ESCOLAS. CUMPLICIDADE DA GUARDA MUNICIPAL, FALTA DE CRITÉRIO A QUAL JÁ NOS REFERIMOS,OU REALMENTE A DEMANDA SÓ PERMITE APLICAÇÃO DA LEI A VANS?

    EX-SUBPREFEITO EDUARDO PAES, NOS FAÇA ACREDITAR QUE NÃO ESTÁ MAIS LIGADO AO PASSADO PODRE DO RIO, FAZENDO COM QUE TODOS ESTES APADRINHADOS DO PASSADO VIVAM A IGUALDADE CONSTITUCIONAL. SE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO PODE USUFRUIR DE ALGUNS PRIVILÉGIOS, NINGUÉM PODE. LEMBREM-SE: “A MAIORIA TEM FOME E A MINORIA, CADA VEZ MAIS, SE TRANCA COM MEDO DOS QUE TEM FOME”. NOSSA HIPOCRISIA É TANTA QUE QUEREMOS SEDIAR EVENTOS ESCONDENDO NOSSA HISTÓRIA DEBAIXO DO TAPETE.

  5. O referido choque de ordem tem a finalidade de mostrar uma cara diferente do nosso estado, no entanto olhando as ilegalidades praticadas pela prefeitura é o maio mal exemplo para os cidadãos carioca, que tem as ruas cheia de buracos, sujas e a exemplo do Bairro Realengo na Rua Piraquara vemos carros mal estacionados e rua Imperador estacionamentos irregulares autorizados pela propria prefeitura, para não falar das construções de invasão na Capitão Teixeira.

    O que o prefeito esta fazendo é exercendo uma Ditadura dentro de nosso Estado com a ajuda do nosso Governador incompetente que não consegue conter a violencia, o tráfico e as milícias, fazendo somente a perseguição de cidadãos, pois suas policias só trabalham no sentido de multar veiculos e nunca fiscalizar e repreender meliantes que assaltam e matam pela cidade.

    PRECISAMOS ESCOLHER MELHOR NOSSOS REPRESENTANTES!

  6. CHOQUE DE ORDEM PARA TODOS JÁ!
    É ÓBVIO QUE O RIO PRECISAVA DE “CHOQUES” DIVERSOS, MAS NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DO “CHOQUE DE IGUALDADE SOCIAL”, PRINCIPALMENTE NOS CRITÉRIOS DE APLICAÇÃO DA LEI, SENÃO CONTINUAREMOS NADANDO CONTRA A CORRENTEZA. PODERIA FICAR UM DIA INTEIRO DANDO EXEMPLOS DE FALTA DE CRITÉRIOS NA IMPOSIÇÃO DAS MEDIDAS, MAS VOU ME ATER A POUCOS, PORÉM SUFICIENTES, EXEMPLOS DE ATITUDES TENDENCIOSAS NA APLICAÇÃO DA LEI E QUE ACABAM TORNANDO, A PRÓPRIA LEI, MOTIVOS DE CHACOTAS E DESCRÉDITOS. ASSIM, ENCONTRARAM MAIS UMA FORMA DE AUMENTAR OS CONTRASTES SOCIAIS, VERDADEIROS GERADORES DE INSEGURANÇA. SE ESTES PODEROSOS FOSSEM REALMENTE BEM INTENCIONADOS NÃO RESIDIRIAM EM RUAS INCONSTITUCIONALMENTE BLOQUEADAS, POR ORDEM E IMPOSIÇÃO DELES MESMOS.

    VAMOS LÁ: BASEADOS NAS LEIS DE OCUPAÇÃO IRREGULAR DE ÁREAS PÚBLICAS, VÁRIAS DEMOLIÇÕES DE IMÓVEIS, E RECOLHIMENTO DE COMÉRCIOS AMBULANTES TÊM SIDO FEITOS. MAS POR QUE NÃO TOMAM AS MESMAS ATITUDES QUANTO A RUAS BLOQUEADAS IRREGULARMENTE E, EM ALGUNS CASOS, COM SEGURANÇAS ESCUSOS, SEM PODER DE POLÍCIA E QUE EXIGEM IDENTIFICAÇÃO DE TODOS AQUELES QUE RESOLVEM PASSAR POR ESTAS RUAS, INCLUSIVE AS PESSOAS DE BEM. SABEM QUE BLOQUEIOS DE RUAS POR TODO O RIO, RUAS ONDE HABITAM PROTEGIDOS DA POLÍTICA EM ANTIGAS GESTÕES É TÃO IRREGULAR QUANTO ÁREAS OCUPADAS EM EXPANSÕES DE FAVELAS, COMÉRCIOS AMBULANTES E, POR MAIS QUE ALEGUEM REGULARIDADE NOS PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO DESTAS RUAS, DESAFIO A MOSTRAREM REGULARIDADE EM TODOS OS ITENS DESTAS LIBERAÇÕES, ATÉ PORQUE, POR MAIS QUE ANTIGOS GESTORES TENHAM FAMA DE LOUCOS, JAMAIS SE EXPORIAM A COMETER INCONSTITUCIONALIDADES (ACREDITO). ESTE PROTECIONISMO PODERIA LEVAR MORADORES DE OUTRAS RUAS QUE SE SENTEM INSEGUROS, A SOLICITAR BLOQUEIO DAS SUAS RESPECTIVAS RUAS ALEGANDO OS MESMOS MOTIVOS. SERÁ QUE AS “AUTORIDADES” PERMITIRIAM ESTE PRIVILÉGIO A TODOS ? QUAL RUA VIVE COM INSEGURANÇA NO RIO ? MAS É COM A JUSTIFICATIVA DE INSEGURANÇA QUE ELES BLOQUEIAM AS RUAS ONDE ELES MORAM. FICA CLARO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE SE UM OU OUTRO NÃO PODE USUFRUIR DE PRIVILÉGIOS, NÍNGUÉM PODE. A SOLUÇÃO DA INSEGURANÇA NÃO É FAZER POLÍTICA DOANDO ÁREAS PÚBLICAS PARA ALGUNS EM DETRIMENTO DO IR E VIR DE OUTROS, MESMO QUE ESTAS RUAS PRIVILEGIADAS SEJAM SEM SAÍDA. LUTEMOS POR UMA POLÍCIA MAIS BEM APARELHADA, MELHOR REMUNERADA, ETC, ETC…

    OS “PROTEGIDOS DA POLÍTICA” QUE RECEBERAM DE PRESENTE UMA ÁREA PÚBLICA COMO “PAGAMENTO” DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM ELEIÇÕES PASSADAS ESTÃO EM TODOS OS CANTOS. É ESTE O MAR DE HIPOCRISIA ONDE VIVEMOS E QUE MUITOS PROCURAM PARTICIPAR DESTE SELETO GRUPO. TEMOS ATÉ AMBIENTALISTAS (PV) QUE NA RETA FINAL DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES CONSEGUIRAM FAZER COLIGAÇÕES COM OS MAIORES DESTRUIDORES DO MEIO AMBIENTE QUE O RIO JÁ TEVE.

    COMO OUTRO EXEMPLO DE APROPRIAÇÃO DO BEM PÚBLICO E QUE PODERIAM PERFEITAMENTE SER INCOMODADOS PELO “CHOQUE” SÃO AS PRAÇAS PÚBLICAS QUE FORAM CEDIDAS A PROTEGIDOS QUE DIZEM “CUIDAR” DAS MESMAS. PRAÇAS CONSTRUÍDAS COM DINHEIRO PÚBLICO, TÊM SUAS QUADRAS E EQUIPAMENTOS EXPLORADOS (COBRADOS $$$$) POR DONOS DE QUIOSQUES. É ISSO MESMO, SE QUISERMOS JOGAR UM FUTEBOL COM OS AMIGOS NA PRAÇA DO ZUMBI, POR EXEMPLO, TEREMOS QUE PAGAR AO DUDA LANCHES. ÁREAS PÚBLICAS QUE FORAM CONSTRUÍDAS PARA USO COLETIVO PÚBLICO, SENDO EXPLORADA POR ALGUNS. E NÃO VENHAM DIZER QUE ESTES QUIOSQUES AJUDAM DESEMPREGADOS. MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA. HÁ REDE DE QUIOSQUES QUE EXPLORAM ÁREAS PÚBLICAS POR MEIO DE PESSOAS DE ALTO PODER AQUISITIVO. HÁ QUIOSQUES EM ÁREAS PÚBLICAS COM FRANQUIAS E LIGADOS A “PODEROSOS” DA POLÍTICA MUNICIPAL (CAJU LANCHES E PRAÇA DO GREGO POR EXEMPLO). O MESMO PROPRIETÁRIO SE DÁ AO LUXO DE TER VÁRIOS QUIOSQUES ESPALHADOS POR CALÇADAS (TAMBÉM NA ILHA) E AINDA MORA NUMA RUA BLOQUEADA. O QUE ESTES SENHORES TÊM QUE NÓS NÃO TEMOS ? E AS MESAS DE BARES NO MEIO DA RUA (NO ASFALTO). VOCÊ ACREDITA MESMO QUE ACABARAM ? SÓ ACABA ONDE OS POLÍTICOS QUEREM. VIDE CAJU LANCHES NA PRAIA DA BICA E QUIOSQUE NA PRAÇA DO GREGO (QUE BAGUNÇA E DESRESPEITO PARA OS TRANSEUNTES E VIZINHOS).

    E QUANTO AO TRANSPORTE ALTERNATIVO ? REALMENTE ALGO MERECIA SER FEITO, PORÉM A LEGALIDADE DEVERIA PASSAR, TAMBÉM, POR TODA A ILHA, INCLUSIVE DEVERIA ABRANGER AS DEZENAS DE CONDUÇÕES ESCOLARES IRREGULARES QUANTO AOS PADRÕES DA PRÓPRIA PREFEITURA QUE, HIPOCRITAMENTE JUNTO AOS PAIS QUE CONFIAM, FAZEM VISTA-GROSSA E PERMITEM ESTAS IRREGULARIDADES TÃO GRAVES QUANTO AS VANS QUE TÊM MOTORISTAS IRRESPONSÁVEIS E IRREGULARES. PELO MENOS AS VANS CIRCULAM NA PRESENÇA DA GUARDA MUNICIPAL, ENQUANTO AS CONDUÇÕES ESCOLARES ESCUSAS, CIRCULAM POR RUAS SECUNDÁRIAS PARA FUGIR DAS MULTAS, COMETENDO TODA SORTE DE ABUSOS. VIDE COLÉGIOS DO JARDIM GUANABARA E OUTROS BAIRROS. PIOR DE TUDO É O FATO DE QUE AO SER PROCURADA A GUARDA MUNICIPAL, A INFORMAÇÃO É QUE NÃO TERIAM EFETIVO SUFICIENTE PARA “SUBIR O MORRO” E PRESSIONAR AS IRREGULARIDADES COMETIDAS POR ESTAS MOTORISTAS NA PORTA DE TODAS AS ESCOLAS. CUMPLICIDADE DA GUARDA MUNICIPAL, FALTA DE CRITÉRIO A QUAL JÁ NOS REFERIMOS,OU REALMENTE A DEMANDA SÓ PERMITE APLICAÇÃO DA LEI A VANS ?

    EX-SUBPREFEITO EDUARDO PAES, NOS FAÇA ACREDITAR QUE NÃO ESTÁ MAIS LIGADO AO PASSADO PODRE DO RIO, FAZENDO COM QUE TODOS ESTES APADRINHADOS DO PASSADO VIVAM A IGUALDADE CONSTITUCIONAL. SE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO PODE USUFRUIR DE ALGUNS PRIVILÉGIOS, NINGUÉM PODE. LEMBREM-SE: “A MAIORIA TEM FOME E A MINORIA, CADA VEZ MAIS, SE TRANCA COM MEDO DOS QUE TEM FOME”. NOSSA HIPOCRISIA É TANTA QUE QUEREMOS SEDIAR EVENTOS ESCONDENDO NOSSA HISTÓRIA DEBAIXO DO TAPETE.

O que você pensa a respeito?