Casas Flutuantes – Novos Avanços na Holanda

Amplia-se rapidamente a construção de casas flutuantes na Holanda, que já ultrapassou a chamada “curva de aprendizagem” para esse tipo de projeto, com soluções inovativas para a resolução de alguns dos problemas anteriores.

Num distrito de Amsterdam – Ijburg – já são 97 dessas casas (o ilustrativo vídeo pode ser visto após o tedioso anúncio).

Na verdade, a experiência já vem avançando há algum tempo no distrito de de Waterbuurt West, também em Amsterdam.

Os projetos para o futuro próximo são muito ambiciosos – e compreensíveis para um país que vive abaixo do nível de um mar cuja elevação se acelera.

Sem dúvida, uma solução para as áreas mais vulneráveis a essa elevação do nível dos oceanos.

Com um pouco de boa vontade – ou um mínimo de vontade política -, o poder público brasileiro poderia aproveitar a tradição da população amazônica e estudos já realizados pela arquiteta Nadja Irina Cernova, autora de um belíssimo trabalho de conclusão de curso sobre o assunto, que pode ser visualizado buscando o artigo pelo título – Casas Flutuantes – Uma Alternativa Habitacional Sustentável para a Amazônia.

Fora isso, podem ser vistas imagens de casas flutuantes na Amazônia também com uma simples busca na internet.

 

Publicado por

Luiz Prado

Quando estudante de Economia, já no segundo ano da faculdade, caiu-me nas mãos o relatório Limites para o Crescimento, encomendado pelo Clube de Roma ao MIT. Para quem não sabe, o Clube de Roma era um encontro anual de dirigenes de grandes corporações para dividir mercados. No período anterior, Agnelli propôs que discutissem, também, fontes de suprimento de matérias-primas. Como não tinham as informações, encomendaram o estudo sobre o tema ao MIT. Limites para o crescimento era algo impensável na teoria econômia! - e os economistas ainda continuam medindo o mundo pelo tal crescimento do PIB! Daí para apaixonar-me por recursos naturais foi um pulo. E passei a vida trabalhando sobre o tema.

2 comentários sobre “Casas Flutuantes – Novos Avanços na Holanda”

  1. Obrigada Luiz!! Vc é um amigo especial e dedicado!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *